domingo, 26 de setembro de 2010

Tensão elevada e linhas de transmissão

A tensão nominal de um gerador pode variar em função de sua potência. Assim, podemos ter geradores de baixa tensão (220V), geradores de média tensão (2,2kV) e geradores de alta tensão (igual ou superior a 13,8kV). A vantagem de utilizar tensões maiores é o fato de as correntes diminuírem.
Para isso são utilizados os transformadores de força. São equipamentos que alteramos níveis de tensão e corrente, mantendo o valor da potência praticamente constante. Como o valor da potência é dado pelo produto da tensão pela corrente (P = U . i), mantendo-se o valor da potência, à medida que o valor tensão (U) sobe, a corrente (i) diminui. Se, por exemplo, dobrarmos a tensão, a corrente cai pela metade.
Quando a potência gerada é pequena e a carga se localiza próxima do gerador, é possível gerar em baixa tensão e alimentar as cargas diretamente a partir do gerador. No entanto, quando a potência gerada é alta e a distância entre a geração e o consumo for grande, é necessário elevar a tensão, diminuindo ao máximo a corrente, para utilizar condutores mais finos. Assim, há economia de espaço, diminuição do tamanho dos geradores e menor custo de materiais condutores e de suporte.
Além disso, geralmente as linhas de transmissão utilizadas são aéreas, não havendo grandes problemas de isolamento, e a redução do diâmetro e do peso dos condutores implica grande economia nas estruturas de suporte. Deve-se considerar ainda que as perdas nas linhas de transmissão são proporcionais ao quadrado da corrente, e, portanto, quanto menor for a corrente, menor será a perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails