sábado, 25 de setembro de 2010

Os metais e os elétrons livres

Nos metais devido à disposição de seus átomos, os elétrons livres da camada externa ficam “circulando” ao acaso entre os átomos da vizinhança. Esses elétrons são os responsáveis pela propriedade dos metais de serem bons condutores elétricos.
Os materiais isolantes são formados por átomos em que os elétrons mais externos são atraídos pelo núcleo de tal maneira, que não “escapam” facilmente. Não possuem elétrons livres, portanto não conduzem a corrente elétrica.
Por outro lado, os materiais isolantes podem ser eletrizados por atrito.
Já nos metais, a eletrização é mais difícil. A presença de elétrons livres em grande quantidade explica por que uma barra metálica pode perder facilmente os elétrons que recebeu por meio de eletrização – eles escoam com muita facilidade através da mão de quem faz o experimento ou do suporte onde a barra está apoiada ou presa. Da mesma forma, uma barra metálica atritada recupera facilmente os elétrons perdidos, retirando-os de outros materiais que estão em contato com ela. Assim, ela tende a permanecer continuamente neutra. Para se conseguir eletrizar objetos metálicos eles precisam estar perfeitamente isolados.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails