domingo, 26 de setembro de 2010

Os resistores e os aquecedores de água

Boa parte dos aparelhos que utilizamos como aquecedores de água funcionam graças à resistência à passagem da corrente elétrica em determinados dispositivos. Os exemplos mais comuns são: o chuveiro, a torneira elétrica e os ebulidores (dispositivos colocados em cafeteiras, máquinas de café expresso, etc.).
O funcionamento desse dispositivo, que chamamos de resistor é muito simples: ele transforma integralmente energia elétrica em energia térmica. No caso do chuveiro, da torneira elétrica e dos ebulidores, quando acionados (ligados) o resistor se aquece e alcança alta temperatura, transferindo calor para a água corrente que passa por ele.
Quando é necessário trocar o resistor de um chuveiro ou de uma torneira, deve-se ter cuidado especial para não “queimar” o novo resistor.
Antes de ligá-lo (fazer passar uma corrente elétrica pelo resistor), deve-se deixar circular água fria para encher o compartimento interno que envolve o resistor. Só após esse procedimento, o chuveiro e a torneira devem ser ligados. Se este procedimento não for observado, o resistor sofrerá um superaquecimento e “queimará”.
É importante assinalar que esses aparelhos, apesar de nos proporcionar conforto, consomem muita energia elétrica. Isso é, aliás, uma característica de qualquer aparelho que transforma energia elétrica em energia térmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails