segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Unicamp quer criar vagas para alunos da rede pública até 2011

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) iniciou na última semana um amplo debate interno acerca de um projeto que cria 120 vagas de graduação para os melhores estudantes de escolas públicas de Campinas. A proposta, formulada pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), foi apresentada oficialmente nesta quarta-feira.
O Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), é um projeto piloto que está sendo debatido há dois anos pelas instâncias da universidade e que deve ser adotado em 2011. De acordo com o pró-reitor de graduação, professor Marcelo Knobel, "a idéia preliminar é utilizar as notas do Enem (Exame Nacional de Ensino Medio) dos alunos matriculados nas 96 escolas de Campinas", disse em entrevista à imprensa.
Assim, o primeiro colocado de cada estabelecimento e os 24 melhores segundo colocados fariam um curso de aperfeiçoamento na universidade, com duração de dois anos, antes de serem inscritos na carreira que tenham interesse. No decorrer de dois anos, os 120 classificados terão aulas das disciplinas que compõem o currículo do segundo grau. "Eles terão uma visão mais geral e ampla, com um nível avançado de formação geral bem proximo à formação universitária, antes da formalização da matrícula no curso universitário", afirmou Knobel.
Segundo ele, o Profis não irá alterar a condução do vestibular bem como o número de vagas disponíveis da universidade. Outra questão, segundo ele, o programa não irá onerar o orçamento da instituição já que serão utilizadas "salas existentes e professores da instituição". "O único investimento seria com alguns tipos de auxílio estudantil como transporte, alimentação e outros detalhes que ainda estamos discutindo", acrescentou o pró-reitor.
Entre as disciplinas que provavelmente comporão o currículo estão ética, matemática, física, química, português, biologia, filosofia, história da arte etc. Além disso, esses alunos também terão tempo e condições para estudar e participar, entre outros, de projetos de iniciação científica e atividades extracurriculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails