CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blog Parceiro

Ondas Periódicas


Classificação das ondas periódicas
Quanto à natureza, as ondas periódicas classificam-se em:

Mecânicas: aquelas que só conseguem se propagar através de um meio material, seja ele sólido, líquido ou gasoso. Como a energia que se propaga é mecânica (potencial e cinética), evidentemente essas ondas não podem ser geradas, nem propagadas no vácuo. Por exemplo, uma caixa acústica não produz som se colocada dentro de uma câmara vedada em cujo interior há vácuo. Uma explosão solar jamais poderia ser ouvida na Terra. Exemplos de ondas mecânicas: onda sonora, onda na água, onda em uma mola, onda em uma corda.: nas ondas periódicas, ao considerarmos a velocidade de propagação, é a razão entre a distância percorrida pela onda (representada pelo comprimento de onda) e o tempo de uma oscilação (período). laser etc.



Eletromagnéticas: derivam das variações em campos elétricos e magnéticos, produzidas por vibrações atômicas ou moleculares, ou, ainda, por equipamentos eletrônicos. Ondas dessa natureza propagam-se no vácuo (ausência de matéria) com velocidade de 300.000 km/s. Propagam-se também em determinados meios materiais, porém com velocidade menor que 300.000 km/s. Exemplos de ondas eletromagnéticas: onda luminosa, raios X, ondas de rádio e televisão, raios ultravioletas e infravermelhos, micro-ondas, raio

Portanto: 


O quadro abaixo retoma e aprofunda as principais características das ondas.

Amplitude (a): é a distância percorrida pela onda durante uma oscilação. Pode-se dizer que é a distância entre dois pontos consecutivos e correspondentes de uma onda. Por exemplo, a distância que vai de uma crista (parte elevada da onda) até a crista seguinte, ou ainda a distância entre duas depressões ou vales (as partes baixas da onda) vizinhos.
 
Frequência (f): é o número de ondas completas por unidade de tempo. Por exemplo, o número de vezes que a onda se repete por segundo. Neste caso, a frequência é dada em ciclos por segundo ou hertz, que se abrevia Hz. As altas frequências são dadas em kHz (quilohertz), que equivale a 1.000 Hz, e MHz (megahertz), que é igual a 1.000.000 Hz.
  : é o tempo decorrido de apenas uma oscilação. Um período igual a 0,5 s significa que a fonte gastou 0,5 s para executar uma oscilação. Representa-se o período por T. No exemplo acima, teríamos: T = 0,5 s.


Período (T)

Velocidade de propagação (v)



Comprimento de onda ( ): é a altura de uma onda contada a partir do seu ponto médio. Ondas luminosas têm apenas alguns centésimos de milionésimos de mm, enquanto algumas ondas do mar chegam a alguns metros de amplitude.

Category: 0 comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Lista de Exercícios

Mural de Recados

Zura! Busque. Compare. Compre. Zura! Busque. Compare. Compre.

Outras ofertas

TV LCD

TV Plasma

DVD Player

Seguidores

Visitantes

acesso gratis